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sexta-feira, 10 de abril de 2009

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Capa: Versão Japonesa (Playstation)
Lançamento Original: Sega Saturn e Playstation (1997)

Depois de Mega Man e Zero conter a ameaça vírus que tornava Reploids em Mavericks (Mega Man X3), Dr. Cain decide criar uma força militar para ajudar os Hunters. Essa força se chamava Repliforce. A Repliforce era um meio de compensar os erros de programação ocorridos com Sigma e Dr. Doppler, e que além de dar suporte aos Maverick Hunters, ajudaria em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias, maximizando a eficiência dos Reploids, além de prevenir ações de Mavericks. Entretanto as unidades dos Hunters que eram ajudados pela Repliforce acabam tendo atrasos ao atender as chamadas e a ação dos Mavericks acaba se alastrando mais e mais, causando a destruição de várias grandes cidades. A Repliforce então é considerada ineficaz e potencialmente perigosa e então decide-se estudar uma nova alternativa a ela. Mas a revolta dos Mavericks é cada vez maior, e então são enviadas para combater a revolta as unidades #17 (liderada por Mega Man X) e #0 (liderada por Zero). Chegando ao local da revolta, é constatado que os robôs que atacavam a cidade possivelmente faziam parte da Repliforce. Zero acaba encontrando Colonel (Coronel, o 2° na hierarquia da da Repliforce) e pergunta se a Repliforce foi a responsável pelo caos na cidade. Colonel nega e diz que apenas tinha vindo procurar sua irmã Iris (que Zero tinha encontrado a pouco). Zero então pede para que Colonel o acompanhe até o QG dos Hunters, mas Colonel recusa. Os Hunters então acabam considerando os membros da Repliforce como Mavericks.

O jogo:

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-É o primeiro jogo da série em que você escolhe com quem quer jogar desde o começo. Cada personagem tem uma perspectiva diferente sobre a história do jogo. Enquanto o jogo com X é mais baseado no modo tradicional através de tiros, jogando com Zero você usará basicamente sua espada pra vencer seus inimigos.

-As fases são mais curtas e divididas em duas áreas.

-Durante o jogo, X receberá a ajuda de Double e Zero receberá a ajuda de Iris, irmã do Colonel.

-Zero não encontra nenhum upgrade durante o jogo. Em compensação, X continua encontrando as peças da armadura (Pernas: Permite flutuar por um certo período de tempo, Peito: Reduz os danos recebidos, Braços: Permite carregar as armas especiais, sendo que existem dois tipos diferentes que podem ser pegos ou trocados a qualquer momento no jogo, e Capacete: Reduz a energia de utilização da armas especiais.

-Além dos Heart Tanks (aumenta a barra de energia do personagem) e dos Sub Tanks (armazendor de energia vital), nesse jogo aparecem o Weapon Tank (armazenador de energia das armas) e o EX Tank, que aumenta o número de vidas presentes em um continue.

Os robôs:

Frost Walrus
Jet Stingray
Slash Beast
Web Spider
Split Mushroom
Cyber Peacock
Storm Owl
Magma Dragoon

Curiosidades:

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-É o primeiro jogo da série X a ser dublado e ter cenas em anime que ajudam a contar a história do jogo.

-Durante o jogo o personagem Magma Dragoon tem as habilidades Hadouken, Shoryuken entre outras habilidades, semelhante aos dos personagens da série Street Fighter.

-A versão para Playstation atrasou por que a Sony não queria lançar jogos em 2D. Por isso a Capcom acabou produzindo uma versão 3D da série. Curiosamente um dos últimos jogos da Capcom a ser lançado pro PS1 foi um jogo de luta em 2D (Capcom vs. Snk Pro).

-Foi utilizada a mesma equipe de dublagem do Mega Man 8.

SPOILER:

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Enquanto X é ajudado por Double um hunter que o dá suporte logístico, Iris acompanha Zero para que ele não enfrente Colonel. Durante a reunião dos Reploids eles decidem criar uma nova colônia no espaço, exclusiva para Reploids localizada aonde estaria a “Final Weapon” e por orgulho decidem não se render nem baixar as armas para os hunters, que passam a considerá-los como Mavericks. Zero e Colonel se enfrentam mas são interrompidos por Iris. Enquanto X e Zero vão derrotando os rebeldes da Repliforce (mas repare que não são todos os robôs que são membros da Repliforce), eles acabam alcançando o espaço-porto. Zero enfrenta e vence Colonel e junto com X seguem para espaço. Lá Iris acaba enfrentando Zero dizendo que como ele tinha lutado com o Colonel não havia mais razão para ela viver. No final ela diz que quer uma nação apenas para Reploids, e Zero fica confuso, gritando “Pelo que eu estou lutando?”. X enfrenta Double que havia se transformado em um Maverick. Depois de vencê-lo chega a vez de enfrentar General. Depois de uma difícil batalha, General é derrotado, mas estranhamente a “Final Weapon” que estaria apontada para a Terra é ativada. General diz que alguém deve ter ativado.

Os Hunters vão verificar e constatam que quem ativou a arma foi Sigma. Sigma havia planejado o confronto dos Hunters com a Repliforce e com espiões dos dois lados (na verdade Double era um espião de Sigma). Sigma acaba vencido, mas a arma ativada estava apontada para o planeta pronto para destruí-lo. General reaparece e usa seu corpo para deter o projétil que destruiria o planeta, para tentar se redimir do ocorrido. X e Zero se salvam, mas Zero tem dúvidas de qual é o seu papel no mundo, pois acabou falhando em proteger seus amigos Iris e Colonel que foram mortos por ele.

Megaman X5

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Capa: Versão Japonesa (Playstation)
Lançamento Original: Playstation (2000)

Depois de anos de luta entre os Reploids, a Terra está em paz. A Lua está cheia de novas colônias. Dentre elas está a maior e a principal conhecida como Eurasia. Quando uma força maléfica se apodera dela, a paz deixa de existir. Quase que simultaneamente, Sigma ataca os Maverick Hunters mais uma vez. Zero e X entram em ação para deter Sigma. Mas o que eles não sabem é que Sigma tinha um plano engenhoso: enquanto ele distraía os Hunters, Dynamo destruiu o mecanismo gravitacional que mantinha a colônia no espaço e fora de órbita, segue na direção do planeta Terra. Sigma perdendo propositalmente, e acaba espalhando um vírus capaz de transformar os Reploids em Mavericks. Os Hunters decidem usar Enigma, uma antiga arma usada na guerra entre Reploids para então para destruir a colônia espacial antes que ela colida com o planeta.

O jogo:

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-Ao contrário do jogo anterior, você pode escolher com qual personagem jogar a qualquer momento.

-As cenas de anime foram trocadas por cenas semi-estáticas (uma pena pois mesmo os desenhos sendo de excelente qualidade, se o final fosse em anime, ele seria fantástico!).

-A versão americana não contém nenhuma dublagem durante o jogo. As únicas vozes que você ouvirá será o os gemidos de X e Zero (novamente uma pena, pois isso tira um pouco do charme do jogo).

-Existe o modo Training, no qual você pode conhecer as habilidades do seu persongem, sendo que o chefe desse modo é o Magma Dragoon (Mega Man X4).

-Nas fases você receberá a ajuda de Alia.

-Existe uma seleção de dificuldade no jogo, que vai do Very Easy (Muito Fácil) até a dificuldade Xtreme (eXtrema)

-Ao escolher X para começar o jogo você começara com a armadura do quarto jogo completa, mas em compensação, Zero perderá o Z- Buster (que na dificuldade normal arranca uma boa quantidade de energia dos chefes). Se você começar com Zero, ele ganha a Z-Buster, mas X perde a armadura.

-Para ir mais rápido pros chefes finais, vá na tela de seleção de chefes, aperte R1 para ver a porcentagem da arma que está completa e use as duas para liberar as fases finais sem precisar enfrentar os chefes (eu não recomendo!)

-Durante o jogo, dependendo do level (nível) do chefe, você ganhará power ups que podem ser equipados nos personagens.

-Dependendo de seu desempenho durante o jogo (se você demorar demais) o enredo na parte final do jogo muda.

-Existem três finais no jogo: dois para o Mega Man X e um pro Zero.

Armadura:

O esquema da armadura dessa vez é diferente: você só poderá usar a armadura se obtê-la por completo. Existem várias armaduras que podem ser obtidas durante o jogo:

Blue (X): É a armadura comum de X. Permite realizar o dash e carregar a X-Buster.

Fourth Armor (X): É uma versão ligeiramente inferior da utilizada no Mega Man X4. Permite flutuar no ar por alguns instantes e carregar os ataques especiais.

Falcon Armor (X): Aumenta a mobilidade de X, permitindo que ele voe por alguns intantes em qualquer direção. Em compensação, ao estar equipado com essa armadura não é possível carregar as armas especiais.

Gaea Armor (X): Armadura extremamente poderosa e resistente. Permite empurrar ou destruir blocos pesados, e não recebe nenhum dano ao pisar nos espinhos. Em compensação a mobilidade do personagem fica comprometida, e ele não pode usar NENHUMA arma especial ao estar equipado com essa armadura.

UItimate Armor (X): É praticamente a mesma coisa da Fourth Armor, mas com o Giga Attack ilimitado.

Black Armor (Zero): Zero ganha a habilidade de destruir projéteis inimigos e os danos recebidos por ele caem pela metade.

Os chefes:

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Grizzly Slash
Duff McWhalen
Squid Adler
Izzy Glow
Dark Dizzy
The Skiver
MattRex
Axle The Red

Curiosidades:

-O nome dos chefes na versão americana do jogoforam baseados nos membros da banda Guns N´Roses. Veja os nomes de cada um dos chefes na versão original (e que constam no manual americano do jogo):

Grizzly Slash — Crescent Grizzly
Duff McWhalen — Tidal Makkoeen
Squid Adler — Volt Kraken
Izzy Glow — Shining Hotarunicus
Dark Dizzy — Dark Necrobat
The Skiver — Spiral Pegacion
MattRex — Burn Dinorex
Axle The Red — Spike Rosered

SPOILER

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